Friday, March 26, 2010

Nova York X Sao Paulo

(Av. Paulista/Times Square)

Muitas vezes reclamamos da nossa cidade por nao conhecermos nada alem daquilo...falamos mal do transito, dos precos, da educacao das pessoas, etc...Mas fora todos os problemas de Sao Paulo eu ainda acho uma otima cidade e amo o lugar onde eu nasci.











Hoje vivo em Nova York ha mais de 10 anos e como tudo, cada cidade tem suas qualidades e defeitos! Vou tentar falar um pouco das diferencas de cada uma. NY eh uma das cidades mais legais que eu conheco, Eu Amo NY!
Mas muitas coisas em comparacao a SP, NY perde...

Trafego: tao ruim quanto de SP, perde-se horas de um ponto ao outro. Empate!

Posto de gasolina: combustivel aqui eh barato...Mas em SP vc tem a comodidade de ser atendido dentro do seu carro pelo frentista! Enquanto em NY poucos postos tem frentista, com sol ou chuva, voce tem que sair do seu carro, ir dentro da lojinha do posto, pagar pelo combustivel no balcao e voce mesmo tem que pegar a mangueira e encher o tanque!
Ninguem merece...rs! Viva SP!!!

Educacao: aqui em NY a maior parte do povo eh muito grosso!.. Gente com aquela cara de....mau-humor! Nas ruas, nos comercios, gente sempre correndo, muito 'busy' para serem simpaticos...Em SP as pessoas sao bem mais simpaticas ou pelo menos se esforcam para ser. Ponto para SP

Pizza: para os americanos a pizza de NY eh a melhor de todo os Estados Unidos. Para mim e para o meu marido eh a pior pizza que ja comemos...
E a pizza de SP eh a melhor!!

Preco: para quem nunca teve a oportunidade de visitar os Estados Unidos, isso eh uma coisa chata que existe aqui, porem interessante para quem nao conhece. Todo produto que voce olhar o preco marcado nele, NAO eh aquilo que voce ira pagar quando for ao caixa... Aqui a taxa do governo nao esta incluida no preco... Ela somente eh adicionada ao valor na hora que voce paga. A taxa de NY eh de 8.6%. Entao um exemplo: Voce ve uma blusa no valor de U$25.00 dolares, ok voce quer compra-la... chegando ao caixa voce sera cobrado esse valor mais a taxa, voce pagara U$27.15 Eh assim que funciona para tudo que se compra nesse pais...!! Em Sao Paulo "what you see is what you get" o valor que esta marcado eh aquilo ali e pronto, a taxa ja esta inclusa! Viva SP pela facilidade!!..

Individualismo: no Brasil somos todos brasileiros, um soh povo, uma soh lingua, onde quer que estejamos nos sentimos parte de um todo. Quando encontramos algum estrageiro seja de onde for, somos gentis, temos curiosidade em nos aproximar para conversar, nos esforcamos para tentar entende-lo e ajuda-lo caso necessite. Somos cordiais! NY poderia facilmente se chamar Babel, milhares de pessoas de toda a parte do mundo que voce imaginar vivem aqui em NY, entao o individualismo eh muito grande! Imagine dentro de um mesmo vagao do metro as vezes ouve-se mais de 10 linguas diferentes! Voce esta sentado do lado de chineses conversando em mandarim, os hispanos do outro lado falando espanhol, os gregos no outro banco falando grego eh claro, de repente o metro para e entra uma familia arabe, o homem com barba e turbante, a mulher coberta da cabeca aos pes soh com os olhos de fora, falando em arabe e como geralmente sao um povo muculmano falam salamaleco pra ca e pra la... isso ja causa uma tensao geral dentro do metro, porque aqui em NY todo mundo sempre esta esperando que alguem ou alguma coisa vai explodir! Os americanos em sua maioria nao gostam de imigrantes e o termo que eles usam para definir o estrangeiro ilegal eh de "Illegal Alien" e as vezes eh extamente como nos sentimos estando no meio de tanta gente diferente e culturas diferentes. Viva SP por ser um povo amigavel e receptivo.

Organizacao: nao importa de qual lugar do mundo voce saiu, seja o seu pais organizado ou um caos total, se voce saiu de uma cidade grande ou de um lugar super remoto, o que importa eh que se voce chegou aqui em NY voce ja tem que se adaptar aos costumes daqui! Aqui as pessoas aprendem a respeitar coisas basicas que em seus paises de origem nao faziam, aqui passam a fazer! Todo mundo recicla lixo! Tem o dia certo da semana para cada tipo de lixo que voce vai colocar para fora. Quando o metro chega as pessoas que estao esperando abrem espaco para as pessoas do metro sairem primeiro, depois que todos sairam o povo comeca a entrar; Tambem nas escadas rolantes do metro, todos que querem ficar parados enquanto a escada sobe ficam em fila no lado direito da escada, enquanto deixa-se o lado esquerdo livre para os mais apressados subirem correndo! Em SP eu notei essa diferenca quando andei de metro, a diferenca eh ainda maior pq eu vi uma placa ensinando o povao a deixar o lado esquerdo livre e mesmo com uma Placa informando as pessoas estavam paradas feito gatos pingados e quem queria subir mais rapido tinha que contornar essas pessoas...Aqui em NY nao existe uma plaquinha ensinando como se deve fazer...eh senso comum! Viva NY pelo seu bom senso!

Salario: em SP e em todo o Brasil o salario do trabalhador eh pago mensalmente! Voce tem que esperar longos 30/31 dias para poder receber o tao esperado salario!! Demora mas chega, mes a mes! Aqui nos Estados Unidos, o salario eh semanal!! Que Maravilha! Sem dizer, que aqui em NY, facilmente em uma semana, voce recebe um salario maior do que o salario medio mensal no Brasil. Voce trabalha a semana toda feliz da vida, porque voce sabe que no final dela o seu salario esta na mao! Otimo pois voce nao precisa se programar por mes, mas sim por semana! Toda semana voce esta com dinheiro na mao! Viva NY por essa sabedoria!...rs

Shopping: NY eh o paraiso das compras comparado a SP, tudo muito acessivel, nao eh preciso fazer crediario, o que uma pessoa almejar, aqui se tem condicoes de comprar!! O valor das coisas em SP eh absurdamente alto e a maioria das pessoas nao conseguem ter o que gostaria, seja ela util ou superfluo ou quem pode corre para o crediario a perder de vista! Viva NY!

Transporte Publico: em NY, os trens, os metros, os onibus, os taxis, todos tem ar-condicionado no verao e aquecedor no inverno! A suspencao do onibus abaixa para as pessoas idosas ou deficientes entrarem, tbm os primeiros bancos sao por lei cedidos a eles. Enquando em SP esta calor de 40 graus e o povo naquela suadeira. Ainda bem que SP agora esta com uma frota nova de trens, trens mais modernos com musica e ar-condicionado, mas falta ainda renovar varios trens...! Ponto para NY!

Criminalidade: infelizmente soh de pensar em SP tbm vem junto a lembranca da inseguranca, nao poder andar nas ruas tranquilo, ter medo de parar nos semaforos, medo dos milhares de moto-boys, pois entre os trabalhadores tbm estao os bandidos, assalto a mao armada etc...esse assunto eh um grandissimo ponto negativo para a cidade de SP... Nas decadas de 70 e 80 NY tinha tambem uma alta criminalidade, mas com a rigida polita de seguranca adotada, a taxa de criminalidade baixou significantemente! As pessoas dirigem de vidros abertos ou em carros conversiveis, andam em paz pelas ruas carregando seus laptops, iphones, cameras digitais, ou seja, 90% de chance de que ninguem vira aborda-las e arrancar suas coisas, seus tenis, sua bolsa, sua correntinha de ouro, aiii... Eh desanimador pensar que SP eh tao diferente daqui neste aspecto.
Por tudo isso dou um grande Viva NY!!!!

Bom, esses foram alguns exemplos, Nova York e Sao Paulo sao duas super cidades tendo seus pontos negativos e positivos!
Eu tento aproveitar o melhor que cada uma tem a oferecer.
Amo as duas cidades e me considero um pouco de cada uma!
See you na proxima Sexta!

6 comments:

  1. AAH QUE SUPER !
    Adorei o post! Sonho sonho morar nem que seja um tempinho por ai *--*
    Qual sua profissão por ai amr ?
    Como foi sua história?
    beijos, adoro seu blog, de verdade.

    ReplyDelete
  2. Nossa quanta diferança, deve ser muito difícil se adaptar a uma realidade totalmente diferente, as pessoas, a comida. Agora quanto a segurança e essa história de salária semestral. Quero morar aí!

    ReplyDelete
  3. Oi querida, adorei o post, eu e meu marido estamos nos organizando p visitar NY, a expectativa é gde.

    Estivemos na Disney em 97, mas meu sonho é NY.

    Bjssssssssss

    Lia

    ReplyDelete
  4. Espero manter contato contigo, e saber mais de NY!!

    ReplyDelete
  5. São Paulo acima de tudo, sou anti-EUA de coração
    São Paulo independente já!!!
    Non ducor duco

    ReplyDelete
  6. Muito bom o post, gostei muito, mas uma correção: Quanto a transporte público São Paulo ganha, nosso Metrô é um dos mais limpos, eficientes e modernos do mundo, A maioria dos trens tem ar-condicionado, e difícilmente se vê uma sujeirinha no piso das estações em São Paulo, nosso intervalo no horário de pico é de 1 minuto e meio, e no vale, dois minutos, já em Nova Iorque o Metrô é antigo, muito sujo, muitos ratos nos trens e tem intervalos de trens muito maiores (Cerca de 10 minutos, dependendo da linha), além de ser mais complicado de andar "Uptown" e "Downton", ter uma entrada para cada sentido de trem que você pega, aqui em São Paulo pode se correr todo o sistema de Metrô + CPTM com uma única passagem, quanto aos ônibus, os nossos não são tão ruins, muitos tem os aparelhos para acessibilidade, porém acho os ônibus de lá melhores (Ao contrário do Metrô, que em Nova Iorque é uma porcaria), eu adoraria visitar Nova Iorque, pois é uma cidade belíssima, mas não trocaria São Paulo por nenhuma outra cidade, eu amo São Paulo com todas as minhas forças, eu adoro o Brasil, tenho orgulho de ser brasileiro.

    ReplyDelete

Obrigado por comentar!